HOME Guido Dettoni della Grazia Guido Dettoni’s studio Guido Dettoni ateliers (Portugês)
OMNIA MEA MECUM PORTO
Durante a minha vida tive muitas oficinas onde armazenar ceras, argilas, madeiras, pigmentos, escovas, óleos, tecidos, fresadoras, polidores e ferramentas para acabamento.
No entanto, após muitos anos de prática com materiais, formas e superfícies, os meus locais de trabalho têm sido aqueles em que as minhas mãos e a minha mente se manifestaram.
As minhas mãos e a minha mente são o que trago comigo, um potencial que se manifesta onde pode: na cantaria, na carpintaria, na fundição, na prensa de impressão e na terra que modelo a escavar nela, com o material maleável nas mãos, em todo o lado, no meio da natureza ou da arquitetura.
As oficinas que inevitavelmente se revezaram ao longo da minha vida têm sido portos de passagem. Os portos não permanecem, nem os navios, mas apenas as rotas e ligações que eles geraram.
Quando eu tinha catorze anos, um dia, na aula de Latim lemos o Paradoxa Stoicorum de Cícero onde ele menciona a história do filósofo grego Bias de Priene, a quem foi perguntado porque não levou nada com ele enquanto fugia da destruição da sua cidade natal, e ele respondeu: “omnia mea mecum porto” (trago comigo todas as minhas coisas) – uma revelação que marcou a minha vida!
Quando comecei a trabalhar na dimensão digital, em 1993, descobri como ir além da minha experiência analógica e desde 2000, com a rede, só precisava de um terminal – computador – ligado à Internet para aceder às minhas obras, que a partir da sua dimensão analógica se tinham tornado digitais para continuar a trabalhar ali: de mãos dadas, o concreto, na mente, o virtual.
Com as oficinas analógicas que eu tinha tido, aconteceu a mesma coisa. De facto, sempre foram etéreas e materializaram-se em todo o lado, de acordo com o tempo e a necessidade, onde as minhas mãos e a minha mente se quiseram manifestar e descobrir.
A forma e a imagem estão ao serviço de um processo cognitivo e evolutivo, a oficina é a pessoa.
Guido Dettoni della Grazia / 2020